quinta-feira, 4 de março de 2010

<> Dicas

Veja aqui um modelo de Briefing que pode ser muito útil.

BRIEFING

O QUE VENDEMOS:

DESCRIÇÃO DO PRODUTO:

RAZÕES DE CONSUMO:

QUAL O DESEJO O PRODUTO SATISFAZ:

QUE MELHORIAS PODEMOS FAZER NO PRODUTO EM RELAÇÃO A FORMA, QUANTIDADE,OPERAÇÃO, ETC.

QUAIS SÃO OS CONCORRENTES:

COMO ESTAMOS EM RELAÇÃO A ELES:

QUAIS AS NOSSAS VANTAGENS EM RELAÇÃO A ELES:

COMO É A PROPAGANDA DOS CONCORRENTES:

SEU PREÇO:

SUA DISTRIBUIÇÃO:

A QUEM VENDEMOS:

QUEM USA, (IDADE, SEXO, OCUPAÇÃO, INSTRUÇÃO, ETC):

QUEM TOMA A DECISÃO DE COMPRA:

QUEM COMPRA DE FATO:

ANÁLISE DOS CONCORRENTES:

-A QUEM VENDEMOS:

-QUEM USA, (IDADE, SEXO, OCUPAÇÃO, INSTRUÇÃO, ETC):

-QUEM TOMA A DECISÃO DE COMPRA:

-QUEM COMPRA DE FATO:

ONDE VENDEMOS:

ÁREA GEOGRÁFICA:

PODEMOS VENDER EM OUTRAS ÁREAS?:

QUE TIPO DE ESTABELECIMENTO VENDO O NOSSO PRODUTO:

ANÁLIZE DOS CONCORRENTES:

-ONDE VENDEMOS:

-ÁREA GEOGRÁFICA:

-PODEMOS VENDER EM OUTRAS ÁREAS?:

-QUE TIPO DE ESTABELECIMENTO VENDO O NOSSO PRODUTO:

QUANDO VENDEMOS:

FREQUÊNCIA DE COMPRA E DE USO:

HORA DO DIA:

ESTAÇÃO:

ÉPOCA DO ANO:

E OS PRODUTO DOS CONCORRETES:

-QUANDO VENDEMOS:

-FREQUÊNCIA DE COMPRA E DE USO:

-HORA DO DIA:

-ESTAÇÃO:

-ÉPOCA DO ANO:

COMO VENDEMOS:

FASE DO PRODUTO E TEMA ( INTRODUÇAÕ, CONSOLIDAÇÃO OU REATIVAÇÃO ) :

VERBA:

EMBALAGEM:

DISTRIBUIÇÃO:

PROPAGANDA:

PROMOÇÕES:

CONCORRENTES:

-COMO VENDEMOS:

-FASE DO PRODUTO E TEMA ( INTRODUÇAÕ, CONSOLIDAÇÃO OU REATIVAÇÃO ) :

-VERBA:

-EMBALAGEM:

-DISTRIBUIÇÃO:

-PROPAGANDA:

-PROMOÇÕES:

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

LEGISLAÇÃO:

INFLUÊNCIAS EXTERNAS:

NOVOS PRODUTOS ETC:

INFORMAÇÕES SOBRE A CONTA:

HISTÓRICO DE VENDAS:

CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO:

PREÇO:

RELAÇÕES PUBLICAS (RP):

VERBA GERALMNETE UTILIZADA:

MIDIA COMUM:

OUTROS USOS:


Aqui um breve planejamento mercadológico de uma empresa de médio porte.

Trabalho apresentado á disciplina de Mercadologia II sob a orientação do professor J.C. Torres.

OSASCO 2006
Empresa

Seaside Gifts Comércio de brindes e serviços Ltda - EPP

A Seaside Gifts apresenta sua página no catálogo free shop de brindes promocionais, com a nova linha de itens exclusivos e diferenciados.
Destacamos, em especial, o design arrojado, a funcionalidade e adequação das peças ás variadas ações promocionais que as empresas costumam desenvolver.
Agregamos também, qualidade superior, preços competitivos e nossos prazos rigorosamente cumpridos.

Nosso trabalho:

Acompanhamento direto das entregas; Comunicação visual pelo e-mail para amostra das peças e personalização de logotipos; Aplicação nas peças plásticas do pantone exato das marcas ou aplicação á laser no metal; Desenvolvimento de projeto especial ,em madeira e embalagens de diversos materiais; manuseio e distribuição.

Atendimento ágil e especializado.
Convidamos para conhecer nosso show-room. Seja nosso parceiro, conte com nossa experiência de 10 anos, pois juntos trabalhamos o que é mais importante para sua empresa. O cliente.

Meta

Atender todos os clientes dentro do prazo mínimo de 10 dias após a aprovação do pedido.

Dados da empresa

Rua: Boninas, 147
Bairro: Jardim das Flores-Município: Osasco
Cep: 06120-060- SP

CNPJ: 04.005.061/0001-00
Insc. Estadual: 492.485.890.118

Tels: 11 3684 1981 / 3448 9574
Fax: 11 3654-4669
E-mail: seasidegifts@seasidegifts.com.br
Site: www.seasidegifts.com.br

Diretora Financeira: Regina Figueiredo de Azevedo
Gerente Administrativo: Vanessa Havel

Linha de produtos

• CANETAS/LAPISEIRAS
• CANETAS/PLÁSTICO
• BANDEJAS
• BAR
• BOLSAS
• BOLSAS TERMICAS
• BRINDES MÍSTICOS
• CALCULADORAS
• CANETAS ESPECIAIS
• CARTEIRAS
• CHAVEIROS
• CRONÔMETROS
• DIVERSOS
• EMBALAGENS
• ESCRITÓRIO
• ESPELHOS
• FERRAMENTAS
• LANTERNAS
• LUPAS
• MALA PARA NOTEBOOK
• MOCHILAS
• NECESSAIRES
• PASTAS
• PESO DE PAPEL
• PORTA CARTÃO
• PORTA CD
• PORTA OCULOS
• PORTA RETRATOS
• PORTA REVISTAS
• RADIOS
• RELÓGIOS
• JOGOS
• INFORMÁTICA
• FRUTEIRA

PRINCIPAIS CLIENTES:

• Sadia S. A .
• Grupo Saint-Gobain
• Air Products Ltda.
• Abbott do Brasil Ltda.
• Sab Company
• Siemens

Mercado , área de atuação.

A empresa atua na área de brindes personalizados, que atende pequenas e grandes empresas com o interesse desenvolver eventos, projetos e campanhas de acordo com o seu próprio mercado.

Projeto de Marketing


Funcionamento da empresa.

Através do site e do catálogo do free shop, os clientes tomam conhecimento dos produtos vendidos pela empresa, e entram em contato através do telefone e do site, onde pode ser feito cotações, esclarecimento de duvidas e agendar horários para visitas ao show-room para conhecer melhor os produtos.
Após o cliente ter decidido o seu brinde personalizado, manda o pedido via e-mail para a empresa solicitando o orçamento com todas as características que acompanhará o seu produto.
A empresa recebe o pedido, analisa, encaminha para pelo menos três fornecedores a pedido de cotação do melhor preço e prazo de entrega, após o retorno dos fornecedores, é feito uma analise dos orçamentos, escolhido a melhor opção agrega- se valor em cima e transmite para o cliente.
O cliente retorna com a posição, sendo ela positiva ou não, caso seja positiva a empresa solicita do cliente os detalhes como logotipo, posição onde ira se localizar o logo da empresa no brinde desejado ou na própria embalagem.
E feito uma amostra virtual onde o cliente ao receber tem que repassar com a autorização ou alterações que deve ser tomadas.
Após a autorização do cliente, o prazo de entrega incluindo o transporte, a empresa da andamento na realização do serviço, onde se necessário e contratada a mão-de-obra para um suposto manuseio do produto dentro do prazo.
No caso se o cliente solicitou 1.000,00, canetas metálicas com o logo impresso, após todo o processo de negociação e aprovação, a empresa compra as canetas de uma importadora onde havia solicitado o orçamento e manda terceirizar o serviço de gravação, embala o produto de acordo com o combinado e faz a entrega com o acompanhamento direto de um funcionário até o local dentro do prazo estipulado, e depois aguarda o pagamento do cliente.


Um breve comentário fornecido por professores da universidade sobre vantagens competitivas.

Atualmente, não basta apenas ter um ótimo produto. O que fazer então para aumentar a vantagem competitiva?
No mundo competitivo de hoje, o sucesso das indústrias não depende apenas de preços baixos, produtos de qualidade e entregas pontuais. Esses atributos - que eram vantagens há uma década - agora são apenas requisitos para sua empresa permanecer no jogo. As regras desse jogo estão em constante mudança. As indústrias enfrentam a crescente globalização, competitividade mais acirrada do que nunca e clientes cuja demanda reflete sua própria visão e expectativa a respeito do mercado global.
Enfrentar a concorrência significa mudar a forma de efetuar transações comerciais. É necessário preservar a lealdade do cliente, atrair novos consumidores, manter os produtos atualizados e com ciclos de vida cada vez menores e direcionar os gastos dentro de sua organização e fora com os fornecedores. As organizações estão integrando tecnologias e adotando métodos de e-business para obterem vantagens no mercado, aprimorando os serviços oferecidos ao cliente, melhorando e mantendo a qualidade dos produtos e otimizando o cálculo de custos. Elas também se mantêm competitivas recriando os processos de negócios, mudando a cultura empresarial e alavancando a tecnologia para desenvolver e realinhar soluções integradas.
Todos os dias, você recebe quantidades de dados que poderiam ajudá-lo a se tornar mais competitivo. Esses dados provêm de todos os lados: da diretoria, da linha de montagem, dos contatos de clientes e de todos os pontos entre eles. No entanto, esses dados valiosos só terão utilidade se você souber o que fazer com eles. Com o SAS você conseguirá transformar esses dados em uma poderosa ferramenta para sua empresa.

O sucesso da qualidade vai além das ferramentas de trabalho e consiste em mais 4 elementos
básicos: o comprometimento da alta administração, da melhoria contínua e da
capacitação e comprometimento dos colaboradores. A falta de atenção às práticas da
gestão de pessoas é um grande problema para implementação da Gestão pela Qualidade.
A qualidade resulta de um comportamento positivo dos colaboradores e a melhor
ferramenta para alcançar a excelência da mesma é a mente humana que interpreta e
faz com que as coisas aconteçam, propõe melhorias e mudanças necessárias. Pessoas
diferentes têm habilidades, aptidões e talentos diferentes. Gerir pessoas não é mais
sinônimo de controle, padronização ou rotinização. Gerir pessoas significa atualmente
estimular o envolvimento e o desenvolvimento das mesmas.
As organizações, ao definirem suas estratégias, precisam identificar as competências
essenciais e a partir destas rever suas atuações, gerando um círculo virtuoso, impulsionado
pelo processo da aprendizagem.
A definição de competência é “um saber agir responsável e reconhecido, que implica
em mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidades, que agreguem
valor econômico à Organização e valor social ao indivíduo”. O processo de aprendizagem
é definido por um “processo de mudança”, provocado por estímulos diversos e mediado
por emoções que podem vir ou não a manifestar-se em mudança no comportamento.


Algo imprescindível para eu começar a desenvolver meus trabalhos acadêmicos não deixar de ler esses trechos abaixo.

Para desenvolver o trabalho e compreender melhor o público e os objetivos do TI me baseio no livro “ Propaganda, Teoria, Técnica e Prática, do Armando Sant’Anna, 7º edição”, além de todo conhecimento aprendido em aula.
No capitulo 3, “Teoria da Publicidade”, página 78,”Nível de Comunicação”, ou autor diz;

A publicidade é uma das várias forças de comunicação que, atuando isoladamente ou em combinação, leva o consumidor através de sucessivos níveis que podemos denominar de nível de comunicação/; desconhecimento, conhecimento, compreensão, convicção e ação. (vide itens de a-e)
A publicidade cumpre a sua missão quando contribui para levar o consumidor através de um ou mais níveis de comunicações: o conhecimento da existência do produto, a compreensão de suas características e vantagens; a convicção racional ou emocional de seus benefícios e, finalmente a ação que conduz a uma venda.

Já na página 88, “A necessidade de conhecer o consumidor”, o autor diz;

Sendo principalmente um meio de promover vendas em massa, a publicidade visa três objetivos:

a) Incutir uma idéia na mente de massa;
b) Criar o desejo pela coisa anunciada;
c) Levar a massa ao ato da compra.

Para isto, a publicidade tem de interessar, persuadir, convencer e levar à ação, ou seja, tem de influir no comportamento das massas consumidoras. Para influir no comportamento de alguém é preciso conhecer este alguém, e este conhecer de abranger:


a) a natureza humana: as necessidades básicas, desejos e paixões que fazem agir o ente humano;
b) seus hábitos e motivos de compra.

Na página 91, “Estado de Consciência – (AIDA)”, o autor diz;

Baseia-se no pressuposto de que, para convencer alguém a comprar, é preciso colocar-lhe a consciência, sucessivamente, em quatro estados, as saber: Atenção, Interesse, Desejo e Ação.
O anúncio ( ou vendedor ) conseguindo levar o consumidor a esses estados mentais terá, como conseqüência, a concretização da venda.

“Estimulo – Resposta”, página 91, o autor diz;

O comportamento humano é resultado da reações (respostas) do indivíduo às situações (estímulos) que se lhe deparem.
O conceito leva em conta dois fatores dois fatores: um interno ( as necessidades ou impulsos instintivos ), e a disposição de ânimo no momento de receber o estimulo; outro externo, que é o próprio estímulo.
O estímulo, o excitante adequado, desde que apresentado com habitantes e oportunamente, pode, com efeito, provocar respostas favoráveis. Excitando as necessidades fundamentais, ou os desejos mais comuns da massa, é que a publicidade, na maioria dos casos, faz agir.

“Necessidade – Solução”, pagina 92, o autor diz;

O indivíduo é um ser dinâmico. Suas reações, seus motivos para comprar dependem sobretudo de fatores internos, isto é seus desejos, os quais são a expressão consciente da necessidades. Não é a imposição pura e simples do estímulo que o fará agir, mas sim a capacidade do objetivo em satisfazer ( isto é, dar solução) a uma necessidade que ele tenha.
Concluindo: para fazer a massa reagir, ou seja, para fazê-la comprar, é preciso que o anúncio apele para uma das necessidades básicas dos indivíduos ou para um desejo que se presume exista na maioria deles – necessidades ou desejo que a mercadoria a vender satisfaça plenamente.
O tema ou idéia da campanha deve constituir, pois, implícita ou explicitamente, um “excitante”,um “estímulo” que fira o ponto sensível do grupo consumidor em relação ao produto.

Nenhum comentário:


Powered By Blogger