sexta-feira, 5 de março de 2010

<> Campanha da linha Nivea for Men
























Introdução

Este trabalho foi realizado com Linha Nívea For Men, que pertence à Beiersdirf AG – Brasil, está no mercado há mais de 60 anos, e o intuito da nossa campanha é em mudar o conceito de ligação da marca Nívea ao público feminino, através de ações que apresente os produtos e suas qualidades e benefícios para pele do rosto masculino. Esta linha de produtos para barbear, pós-barba e limpeza da pele, é composta de produtos diversificados, possui um para cada tipo de pele.

Direcionando para homens acima de 25 anos, que tem a preocupação em cuidar da sua pele ao fazer a barba.

A Agência Premium procurou através de estudos e pesquisa realizada junto ao público consumidor, analisar as reais possibilidades do produto.

Através de uma adequada divulgação, pretendemos reforçar as características do produto, elevar para 15% o share of mind e conseqüentemente aumentar as vendas em 5% dos produtos, por meio do desenvolvimento de estratégias à campanha.


1. Briefing

1.1 Empresa
Beiersdorf AG – Brasil

1.1.1 Razão social
Beiersdorf AG – Brasil

1.1.2 Marca cliente
Nívea

1.1.3 Ramo de atuação
Cosméticos

1.1.4 Mercado onde exerce atuação
America do Norte, America do Sul, Europa, Asia, Africa, Sul da Asia e Emirados Arabes.

1.1.5 Linha de produtos
Linha Nívea For Men
· ESPUMA DE BARBEAR NIVEA FOR MEN
· CREME DE BARBEAR NIVEA FOR MEN
· ESPUMA DE BARBEAR SENSITIVE
· ESPUMA DE BARBEAR FRESH NIVEA FOR MEN
· ESPUMA DE BARBEAR PARA BARBA CERRADA
· BALSAMO APÓS BARBA
· BALSAMO APÓS BARBA SENSITIVE
· BÁLSAMO APÓS BARBA FRESH
· GEL DE LIMPEZA
· GEL ESFOLIANTE


1.1.6 Participação no mercado
A linha Nívea For Men ocupa uma fatia de 7% no mercado.
(fonte: AC Nielsen - 2005 / caderno Valor Economico da Folha de São Paulo, segunda 17 de julho de 2006)

1.2 Histórico

Em 1911, Oskar Troplowitz, proprietário da Beierdorf, em Hamburgo, Alemamja, desenvolveu um creme o qual chamou de NIVEA, palavra latina “nivius”, que tem significado “branco como a pele”.
Lifschutz em 1890, comprou a empresa Beierdorf do fundador Carl Beierdorf. Em 1911, já estava comercializando uma linha de produtos para tratamento do corpo, neste mesmo período estava desenvolvendo a primeira fita adesiva e os primeiros curativos adesivos.
Na década de 30, a Beierdorf criou uma loção bronzeadora, o creme para barbear, o tonificante facial.
No período da segunda Guerra Mundial, a publicidade da NIVEA, foi gerenciada por Elly Heurs – Knapp. Graças a muitos esforços, a mensagem da NIVEA permaneceu livre da ideologia Nazista, esta também utilizou as associações positivas das duas cores azul e branca da marca comercial, simbolicamente de ar fresco e o brilho do sol.
Na década de 50, a NÍVEA era um produto familiar em muitos países do mundo, era conhecida por uma ampla linha de produtos de tratamento para a pele.
Nos anos 80 a NÍVEA passa a ser uma marca verdadeiramente global. A NIVEA adicionou no mercado novos produtos e grupos de produtos, enquanto se certificava de manter os benefícios da mais alta qualidade, com preço razoável.
Em meados de 1990, a NÍVEA expandiu sua linha de produtos em novos campos de cosméticos, como maquiagem e produtos para cabelos e fez várias inovações no tratamento da pele: como o creme facial Q10, por exemplo.
Atualmente, a marca NÍVEA abrange tratamento facial, tratamento para o cabelo, barbear, banho, tratamento para o corpo, tratamento para bebês e produtos de proteção solar.
Vendidos em cerca de 150 países, os produtos NÍVEA têm a confiança do mundo todo.
Em muitos países, os consumidores acreditam que NÍVEA é uma marca. “A Beiersdorf considera essa pequena confusão um grande elogio”.

1.3 Empresa

BEIERSDORF AG – BRASIL
A Beiersdorf, desenvolve produtos inovadores e de alta-qualidade para a pele dos consumidores, trazendo beleza e bem estar. Todos os dias, no mundo todo.

1.4 Perfil da Empresa

A empresa Beiersdorf conduz a linha de produtos NÍVEA, por todo o mundo que oferece aos consumidores produtos de qualidade elevada, focalizam especialmente em suas necessidades. Investem pesadamente em pesquisas e desenvolvimento, que é baseado em mais de 120 anos de perícia. O resultado é inovações de alta qualidade que lançam rapidamente no mercado.
É uma empresa internacional forte com 150 filiais e mais de 16.500 empregados que dedicados contribuem ao sucesso contínuo. Desenvolvem e promovem o talent, as habilidade da liderança e estruturas eficientes.

1.5 Responsabilidade Ambiental

A NÍVEA, em parceria com outras empresas do setor de cosméticos e filiadas a Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), realiza um projeto proativo de coleta de embalagens pós-consumo. Lançado inicialmente em cinco municípios de Santa Catarina - Blumenau, Florianópolis, Joinville, Lages e São Bento do Sul - o projeto tem, como objetivo principal, desenvolver uma solução técnica, ambiental, econômica e socialmente responsável para a gestão dos resíduos sólidos urbanos. O prazo inicial para a realização é de 18 meses de duração, a partir de sua data de lançamento, 25 de abril de 2006.

1.6 Linha de produtos Nívea


A ESPUMA DE BARBEAR NIVEA FOR MEN é suave e cremosa, garantindo uma pele macia e um barbear seguro.
A consistência extra cremosa da espuma amacia rapidamente a barba. Permite o deslizar suave e perfeito da lâmina, protegendo simultaneamente a pele.
Sua nova fórmula agora inclui Vitamena F, para cuidado superior da pele do rosto.

O CREME DE BARBEAR NIVEA FOR MEN destaca-se por sua cremosidade e estabilidade, proporcionando um deslize suave e eficaz.
Sua fina espuma protege e cuida da pele, acalmando-a após cada barbear. Sua fórmula com vitamina F mantém o equilíbrio natural da pele.

A ESPUMA DE BARBEAR SENSITIVE possui uma consistência rica que proporciona um deslize suave e perfeito da lâmina de barbear. Contêm ingredientes extra suaves que protegem a pele sensível.
Sua fórmula é enriquecida com o calmante extrato de Bisabolol e Vitamina F que mantém o equilíbrio natural da pele.

A ESPUMA DE BARBEAR FRESH NIVEA FOR MEN refresca e revitaliza a pele enquanto a barba é feita. Com uma consistência cremosa, proporciona um barbear suave, permitindo que a lâmina corte mais facilmente o pêlo, sem irritar a pele.
Sua fórmula contém mentol, que oferece uma anti-inflamatória e uma instantânea sensação de frescor e maciez.

A ESPUMA DE BARBEAR PARA BARBA CERRADA, a primeira do gênero no mercado brasileiro. Mais densa e consistente, a nova espuma contém ingredientes emolientes que amaciam o pêlo da barba, permitindo um deslizar mais rente e suave da lâmina, bastando passá-la uma única vez, protegendo, inclusive, a pele contra cortes e irritações.

BALSAMO APÓS BARBA: amacia e protege a pele após o barbear. Proporciona vitalidade e hidratação prolongada.
É rapidamente absorvido e não deixa a pele gordurosa. A Vitamina E e a Pro-Vitamina B5 reforçam o equilíbrio natural da pele e estimulam sua regeneração.
È comprovadamente compatível com qualquer tipo de pele. Indicado para pele normal.

BALSAMO APÓS BARBA SENSITIVE: amacia e protege a pele sensível. Proporciona suavidade e hidratação prolongada, previnindo a irritação e o ardor na pele do rosto. Atua de forma calmante, devido ao Bisabolol e Hamamelis presentes em sua fórmula.
É rapidamente absorvido e não deixa a pele gordurosa.
As vitaminas E e Pro-Vitamina B5 reforçam o equilíbrio natural da pele e estimulam sua regeneração.

BÁLSAMO APÓS BARBA FRESH: com mentol e vitaminas, protege contra irritação e inflamações, acalma, refresca e hidrata a pele após o barbear.
Sua nova fórmula mantém a pele revitalizada e suave por mais tempo, sem deixar a sensação de oleosidade.

GEL DE LIMPEZA: Combina limpeza eficaz com o prazer refrescante de uma espuma especialmente criada para purificar a pele masculina. Ideal para lavar o rosto durante o banho, remove todos os vestígios de impurezas e poluição, além de retirar o excesso de oleosidade sem deixar a sensação de “pele esticada”.
Contém vitamina PP e pró-vitamina B5. Deve ser usado duas vezes ao dia, pele manhã e à noite.

GEL ESFOLIANTE: Desenvolvido com Pantenol e vitamina E, limpa profundamente a pele do homem, removendo células mortas e outras impurezas. Age profundamente nos poros e auxilia na renovação celular. Proporciona esfoliação suave sem agredir a pele, ajudando no combate dos pêlos encravados.
Deve ser usado de três a quatro vezes por semana.

1.7 Pontos positivos

- Tradição da marca NÍVEA de 120 anos no mercado Mundial;
- Qualidades dos produtos.

1.8 Pontos negativos

- Há pouca divulgação da linha masculina de produtos da NÍVEA;
- Ligação da marca NÍVEA ao público feminino.

1.9 Consumidor
Todos os produtos da Nívea, tanto na linha feminina como na linha masculina, são conhecidos tradicionalmente, como produtos de embelezamento e tratamento da pele, portando, o consumidor que adquiri a linha FOR MEN esta buscando cuidados com a pele confiando na qualidade e tradição de uma marca conhecida mundialmente, Nïvea.

1.10 Perfil do consumidor
Homens acima de 25 anos, que fazem parte das classes sociais A e B.

1.11 Razões de compra
A razão da compra se dá devido a necessidade de se tratar a pele do homem quando faz a barba. O ato de barbear, a ação freqüente das lâminas em contato com o rosto, deixa a pele sensível e as vezes machucada, havendo a necessidade de cuidados mais específicos, como fácil deslizamento das lâminas na pele, higienização e hidratação.
Além da confiança que a marca NÍVEA possui, sinônimo de qualidade e tradição.

1.12 Mercado

Com um faturamento de R$ 115 milhões no ano passado, o mercado de produtos de barbear no Brasil tem a Bozzano na primeira posição (preço relativamento mais baixo que os concorrentes) com 48% em volume, seguida pela Gillette, com 37%, NIVEA com 7% e outros com 8%, segundo dados ACNielsen.

1.13 Concorrentes
1.13.1 Diretos
Bozzano, Gillette e Bic.

1.13.2 Indiretos
La Façon, Biothermme, Natura, Noxzema...

1.14 Pontos positivos em relação a concorrência
· Qualidade dos produtos
· Eficácia e tratamento da pele do homem (hidratação)

1.15 Pontos negativos em relação a concorrência
· Preço levemente elevado perante os concorrentes diretos.
· Pouco encontrado nos supermercados de bairro.

1.16 Preço em relação a concorrência

NIVEA
- Creme de barbear R$ 4,99
- Espuma para barba serrada R$ 16,11
- Espuma para barba sensitive R$ 16,11
- Espuma para baba fresh R$ 16,11
- Bálsamo após barba fresh R$ 16,99
- Bálsamo após barba sensitive R$ 16,99
- Bálsamo após barba balsamo R$ 16,99
- Gel de limpesa R$ 26,29
- Gel esfoliante R$ 26,29
- Fluido pós barba R$ 18,76

BOZZANO
- Creme de barbear R$ 3,97
- Creme de barbear mentolado R$ 4,19
- Creme de barbear protection R$ 5,57
- Creme de barbear multi vitamina R$ 5,69
- Creme de tratamento aquamacinne R$ 14,40
- Espuma de barbear R$ 11,05
- Espuma de barbear protection R$ 15,52
- Espuma de barbear pele negra e morena R$ 11,05
- Gel após barba R$ 9,71
- Gel após barba protection R$ 22,47
- Loção pós barba R$ 11,64
- Loção pós barba mentolado R$ 12,07

GILLETTE
- Creme de barbear R$ 4,97
- Creme de barbear para pele sensivel R$ 4,97
- Creme de barbear com hidratante R$ 4,97
- Espuma de barbear Gillette foany R$ 9,95
- Espuma de barbear form com aloe R$ 10,41
- Gillette séries gel R$ 22,67
- Gillette séries skin reneval R$ 22,67
- Loção pós barba R$ 31,47

BIC
- Creme de barbear R$ 3,69
- Espuma de barbear R$ 10,99
- Gel para barbear R$ 17,28
- Gel pós barba R$ 11,87

1.17 Distribuição

A linha de produtos FOR MEN NÍVEA está disponível em hipermercados, drogarias, perfumarias e lojas especializadas.
Detectamos que os produtos desta linha possuem problemas na distribuição, pois não é encontrado em supermercados de bairros.

2. Pesquisa
2.1 Projeto
Coletar dados de ambos os sexos, sendo 50% público feminino e 50% público
masculino para identificação do problema.

2.2 Objetivos
As pesquisas foram realizadas com o propósito de identificar razões que justifique a posição atual no mercado da linha de produtos masculinos ( com 7%), sendo a linha feminina está em 1º lugar no mercado.

2.3 Metodologia Operacional
No mês de setembro/2006, foi realizada uma pesquisa quantitativa, com 100 pessoas, utilizando questionário fechado, contendo 12 questões, foram elaborados gráficos para uma melhor visualização dos resultados, e após a análise da tabulação e dos gráficos, chegamos ao resultado da pesquisa para darmos andamento ao trabalho.

2.4 Estratégias
Os questionários fechados, realizado com publico geral, porém com objetivo de identificar o público específico.

2.5 Questionário da Pesquisa

1) Estado Civil: ( ) solteiro(a) ( ) casado(a) ( ) outros
2) Idade: ( ) 20 à 25 ( ) 26 à 30 ( ) acima de 30
3) Sexo: ( ) feminino ( ) masculino
4) Renda: ( ) até 5 s.m. ( ) 5 à 10 s.m. ( ) 11 à 20 s.m. ( ) + 20 s.m.
5) Quais são suas principais fontes de informação:
( ) TV ( ) Rádio ( ) jornais/revistas ( ) Internet ( ) outras
6) Quem na sua casa utiliza produtos para fazer barba?
( ) você ( ) marido ( ) pai ( ) irmãos ( ) companheiro
7) Quem na sua casa compra estes produtos:
( ) você ( ) marido ( ) pai ( ) irmãos ( ) companheiro ( ) mãe
8) Qual critério utilizado na escolha da compra destes produtos?
( ) qualidade ( ) tradição ( ) preço ( ) outros _________________
9) Qual marca destes produtos é utilizada na sua casa?
( ) Gillette ( ) Bozzano ( ) Nívea ( ) Bic ( ) outros
10) Quando você fala ou ouve falar nos produtos NIVEA, você faz relação à:
( ) produtos uni-sexi ( ) produtos femininos
11) Você conhece os produtos For Men da Nívea?
( ) sim ( ) não ( ) já ouviu falar ( ) nunca ouviu falar
12) Você estaria disposto a trocar de produto ou indicar, caso este produto lhe ofereça muito mais cuidado e beleza com sua pele?
( ) sim ( ) não ( ) nunca parou para pensar nisso


2.6 Gráfico

2.7 Conclusão da pesquisa

Com base nas pesquisas percebemos a linha de produtos NÍVEA FOR MEN, não é conhecida pelo público em geral. A marca NIVEA é lembrada como produtos femininos.

Diante dos dados levantados, concluímos que se faz necessário intensificar a divulgação da linha NÍVEA FOR MEN , já que a maioria dos consumidores não a conhecem, ao passo que a marca NÍVEA (produtos femininos) é conhecida pela maioria dos entrevistados, portanto, a campanha dever ser focada de forma a romper este conceito que a marca possui, levando ao público masculino o conhecimento da linha FOR MEN e seus benefícios, ligados diretamente a qualidade e tradição da marca NÍVEA.

3 Planejamento da campanha

3.1 Introdução
Embasados nos resultados da pesquisa, a agência PREMIUM sugere uma campanha para divulgar a linha FOR MEN da NÍVEA, utilizando a força da marca NÍVEA , conhecida pelos consumidores como marca de qualidade, tradição, sofisticação e tratamento de beleza.

3.2 Público Alvo
Homens acima de 25 anos, que fazem parte das classes sociais A e B.
Consumidores que têm como prioridade, a qualidade dos produtos e tem a preocupação em cuidar da pele.

3.3 Situação de mercado
Atualmente atinge 7% do mercado dos produtos para barbear.

3.4 Produto
Linha de produtos NÍVEA FOR MEN
· ESPUMA DE BARBEAR NIVEA FOR MEN
· CREME DE BARBEAR NIVEA FOR MEN
· ESPUMA DE BARBEAR SENSITIVE
· ESPUMA DE BARBEAR FRESH NIVEA FOR MEN
· ESPUMA DE BARBEAR PARA BARBA CERRADA
· BALSAMO APÓS BARBA
· BALSAMO APÓS BARBA SENSITIVE
· BÁLSAMO APÓS BARBA FRESH
· GEL DE LIMPEZA
· GEL ESFOLIANTE

3.5 Preço
Linha para barbear: Creme R$ 4,99
Espuma R$ 16,11
Linha pós barba: R$ 16,99
Linha para limpeza da pele: R$ 26,29

3.6 Praça da Campanha

São Paulo (capital) e Rio de Janeiro (capital)

3.7 Período da Campanha

A campanha publicitária terá duração de 6 (seis) meses, da segunda quinzena de novembro de 2.006 até a primeira quinzena de abril de 2007.

3.8 Verba

A verba destinada a campanha é de R$ 4.500.000,00 (quatro milhões e quinhentos mil reais).

3.9 Distribuição da verba

60% - TV – equivalente à R$ 2.700.000,00
25% - REVISTA – R$ 1.350.000,00
20% M. EXTERIOR (Frontlight) – R$ 430.000,00
NO MÍDIA
5% - P.D.V. – R$ 20.000,00

3.10 Problemas
A linha FOR MEN é pouco conhecida pelos consumidores.

3.11 Oportunidades
A marca NÍVEA é conhecida por grande parte do público alvo, devido a qualidade e tradição dos produtos.

4 Marketing

4.1 Plano de Marketing

4.1.2 Objetivo
Aumentar as vendas em 5% no período de 6 meses.

4.1.3 Estratégia
Tornar a linha de produtos NÍVEA FOR MEN conhecida pelo público masculino. A estratégia será utilizar o conceito que a Nívea, top of mind na categoria de cosméticos, também possui uma linha exclusiva para o público masculino.

4.2 Comunicação
4.2.1 Objetivo

Aumentar o share of mide em 15% em 6 meses.

4.2.2 Estratégia

Trabalhar a linha NIVEA FOR MEN, focando a qualidade dos produtos e associá-los aos cuidados indispensáveis que o homem deve ter com sua pele.
Tornar os produtos da linha NIVEA FOR MEN conhecidos pelo público masculino em São Paulo e Rio de Janeiro.

4.2.3 Período e cobertura da campanha

A campanha será realizada nas capitais de São Paulo e Rio de Janeiro, no período de: segunda quinzena de novembro/2006 à primeira quinzena de abril/2007.

5 Criação
5.1 Objetivo
Modificar o conceito da marca no mercado .

5.2 Estratégia
Comunicação simples e clara, dos benefícios que o produtos tem a oferecer para
público masculino.

5.3 Problemas a serem resolvidos
A linha de produtos NÍVEA FOR MEN, é pouco conhecida e pouco divulgada.
A imagem da marca NÍVEA é lembrada como produtos femininos.

5.4 Oportunidade
Fazer bom uso da tradição de qualidade da marca NÍVEA.

5.5 Tema da campanha

Cuidado e proteção para a pele do homem.

5.6 Slogan

NÍVEA FOR MEN, completo

6 Mídia
6.1 Objetivo

Utilizar veículos de comunicação de impacto para promover o conhecimento da linha dos produtos FOR MEN e reforçá-lo com ações no ponto de venda.

6.2 Estratégia

Utilizaremos para essa campanha ações em revistas, televisão, internet, mídia exterior (frontlight/outdoor), essas opções garantem boa exposição durante o período de campanha.

6.3 Mídia eletrônica: TV e Internet

6.3.1 TV - Aberta
Justificativa: Meio de comunicação de massa que atinge não apenas o público-alvo, leva o conhecimento do produto também para consumidores em potencial.
A TV é o maior veículo de comunicação, ressaltando os apelos visuais e auditivos capazes de impactar através do movimento.
Esta mídia caracteriza-se entre outros aspectos pela repetição da comunicação, motivo pelo qual torna-se pertinente sua utilização , já que um dos objetivos é tornar forte a lembrança da marca NÍVEA, linha FOR MEN.
Mostraremos através de três vídeos seqüenciais, com som e imagens contendo: aventura, adrenalina em ações que atrai a atenção do público alvo, mudando assim o conceito dos produtos da marca serem somente para o público feminino, focando o homem moderno que se preocupa com os cuidados da pele e sua beleza.

6.3.2 Internet
Justificativa: Mídia de ampla cobertura ideial para apoio das outras mídias utilizadas na campanha. Pesquisa - No processo de pesquisa para compra de bens e serviços, é uma ferramenta extremamente importante para o consumidor.
Interação - Uma das mídia que permite maior interatividade entre o consumidor e a marca. O internauta está a um clique do acesso à informação.
Dinamismo - O material de divulgação é dinâmico porque permite rápida substituição.
Benefício – Sem custo de veiculação. Ação será realizada através de um banner , na página inicial do site da Nívea já existente.
Justificativa de criação: Desenvolvemos um site interativo para a linha NÍVEA FOR MEN independente do site tradicional da NÍVEA, desta forma conseguimos segmentar mais o nosso consumidor, dando a ele exclusividade, para a linha masculina e dessa forma fixamos ainda mais que a marca NÍVEA possui produtos para homens. Com essa linha direta evitamos que os consumidores dispersem à atenção, mesmo porque dentro do nosso site terá um caminho para o site tradicional da NÍVEA.
O site chama-se “formen.com.br”, nele estará disponível todas as informações sobre a linha de produtos NÍVEA FOR MEN. Quando uma pessoa que estiver interessada em descobrir qual o melhor produto para a pele masculina, irá encontrar inúmeras opções de escolha, e caso tenha dúvida com relação a que produto da linha FOR MEN se adapta a sua pele, o site ira auxiliar, o internauta deverá responder um campo com perguntas diretas e objetivas e ao final do pequeno questionário, o site irá lhe informar qual o produto adequado para seu tipo de pele. Terá diversas campos especiais, como a possibilidade de baixar os vídeos e a trilha sonora da campanha publicitária vinculada na TV no seu próprio aparelho de celular.
No site tradicional da NÍVEA “nívea.com.br” tiveram mudanças, onde ao acessar o site, logo na primeira página terá dois símbolos idênticos aos que diferenciam os banheiros masculinos de femininos, dessa forma ao clicar no símbolo feminino, vai abrir a página do “nivea.com.br/mundonivea”, e ao clicar no campo masculino abre a página da linha FOR MEN, e da mesma forma nesse site você pode acessar diversos sites através de um link dentro dele.
Teremos também um campo de sites relacionados a tratamento e estética de clinicas de beleza e saúde.
Trabalharemos com full banner e half banner para comunicar nos sites com parceria a nívea fazendo uma troca de espaço.

6.4 Mídia impressa: Revista
Justificativa: É uma mídia para um público segmentado indispensável para comunicação da campanha, com grande cobertura e freqüência . Beleza gráfica, relacionamento íntimo estabelecido com o leitor, possibilidade ao anunciante de explorar os detalhes da linha de produtos masculinos NÍVEA FOR MEN, além da proximidade e imagem estática que permitem analisar com absoluto rigor todos os detalhes e benefícios que o produto proporciona.

6.5 Mídia Exterior: Frontlight/Outdoor
Justificativa: É uma mídia de grande impacto, possui formato especial e luminosidade, um dos veículos mais lembrados. É uma mídia de apoio que transmite a mensagem de maneira mais ágil. Por ser um meio visual de pouco texto, favorece a memorização e utilização da Marca. A veiculação será na Capital de São Paulo e Capital do Rio de Janeiro, procurando cobrir as vias de maior acesso.

6.6 Ações de ponto de venda
Justificativa: Ação que possibilita contato direto do consumidor com o produto na hora da compra.

7. Tática

7.1 – TV

Esta mídia será utilizada como mídia principal.
Estas ações foram cuidadosamente estudadas, para atingir nosso público-alvo.
Serão realizadas inserções de três vídeos sequenciais, alternados semanalmente, com duração de 30’ cada, durante os seis meses da campanha, tendo início na primeira quinzena de novembro/2006, com maior intensidade de inserções no primeiro mês de campanha.
Foram selecionados programas jornalísticos que apresentam temas polêmicos, informação científica, participação da mulher na sociedade, sem descuidar da cobertura política, econômica e internacional.
A programação que utilizaremos para veiculação será:

- JORNAL DA RTV NEWS;
- JORNAL DA NOITE DA BANDEIRANTES;
- JORNAL DA GLOBO;
- SBT BRASIL.


7.1.1 Peças de criação

COMERCIAL DE TV
1º POR DO SOL

As imagens remetem o amanhecer e o entardecer, dois momentos onde os homens costumam se barbear.
A imagem da montanha com várias elevações e texturas, faz analogia aos diferentes tipos de pele.
O solo árido, seco, mostra o que acontece com a ausência de água, remetendo a idéia de pele seca, sem tratamento, devido a ação do sol, ventos etc...
A tonalidade deste anúncio, é voltado a tons quentes, com o amarelo ouro, laranja e marrom.

2º INICIO DA VIAGEM
A imagem inicial, mostra uma paisagem desértica, o solo rachado, estrada cheia de pedras, fazem analogia a pele ressecada do homem, que necessita de cuidados.
Após um determinado percurso, a paisagem se modifica, melhora a textura.
A imagem da neve demonstra uma textura suave, refrescante, fazendo analogia ao efeitos do produto à pele.
Os “motoqueiros” simbolizam o público alvo.
A tonalidade das peças são em tons azul e cinza.

3º MONTANHA GELADAS
As montanhas geladas, o azul das águas a neve, transmitem uma sensação de refrescância, hidratação e limpeza que o produto proporciona com seu uso contínuo.
A montanha com as nuvens em movimento, remetem a idéia do tempo passando e a transformação da pele.
A união da equipe dos aventureiros simboliza a linha completa dos produtos NÍVEA FOR MEN.
Finalmente, a imagem da neve com textura lisa, macia e refrescante, remete os benefícios que o produto proporciona a pele.

A união dos três comercias, remetem a idéia do processo contínuo do uso dos produtos da linha NÍVEA FOR MEN.
Fazendo uso de metáforas, é mostrada imagens que fazem analogias a situações atuais da pele, onde o homem encontra dificuldades ao se barbear.

Desta forma foi criada uma peça de impacto na TV, sendo assim como o termo usado ADVERTAINMENT , tentando escapar do efeito ZAPPING, oferecendo mais que uma mera propaganda, e sim um entreterimento com alta informação.

7.2 Revista

Esta mídia visa conquistar resultados de continuidade de veiculação e suporte na
campanha, durante os seis meses de campanha teremos anúncios de 1 página, com apelo emocional veiculados em revista.
As revistas relacionadas abaixo, possuem conteúdos pertinentes a preferência do nosso público alvo, ou seja, nas revistas de conteúdo editorial jornalístico, como a ÉPOCA e a EXAME, o anúncio deverá ficar na vertical para seguir um padrão de acordo com o estilo da diagramação da revista, as demais revistas: TRIP, SEXY, VIP e PLAYBOY (RJ) o anúncio deverá ficar na horizontal para despertar o interesse ao leitor, ele terá que virar a revista para ler o anúncio, propositalmente.
- TRIP;
- SEXY;
- PLAYBOY;
- VIP;
- ÉPOCA;
- EXAME.


7.3 MÍDIA EXTERNA – FRONT LIGHT

Utilizaremos esta mídia em um flight no período: 2ª quinzena de novembro/2006 à 2ª
quinzena de dezembro/2006.
A colocação terá como prioridade as principais vias de acesso de veículos, em São Paulo e Rio de Janeiro.

- Serão expostos 163 unidades – Outdoor e 18 unidades - Front Light
Sendo:
São Paulo
- Front Light
1ª bi-semana:
03 sequencial na horizontal – Marginal Pinheiros - raia da USP
03 sequencial na vertical – Marginal Pinheiros – raia da agência Y.R.
2ª bi-semana:
01 Marginal Pinheiros - raia da USP
01 Marginal Pinheiros – raia da agência Y.R.
3ª bi-semana:
01 Marginal Pinheiros - raia da USP
01 Marginal Pinheiros – raia da agência Y.R.
- Outdoor
1ª bi-semana:
10 Centro – próximo aos Shopping
05 Rod. Imigrantes / Pres. Dutra Carvalho Pinto
02 Taboão da Serra
02 São Bernardo do Campo
05 Campinas
02 Jundiaí
02 São Carlos
02 Ribeirão Preto
2ª bi-semana:
12 Centro – próximo aos Shopping
05 Rod. Imigrantes / Pres. Dutra Carvalho Pinto
02 Taboão da Serra
02 São Bernardo do Campo
05 Campinas
02 Jundiaí
02 São Carlos
02 Ribeirão Preto
3ª bi-semana:
10 Centro – próximo aos Shopping
05 Rod. Imigrantes / Pres. Dutra Carvalho Pinto
02 Taboão da Serra
02 São Bernardo do Campo
05 Campinas
02 Jundiaí
02 São Carlos
02 Ribeirão Preto
Rio de Janeiro
- Front Light
1ª bi-semana:
03 sequencial – Av. Brasil
2ª bi-semana:
02 Av. Brasil
3ª bi-semana:
02 Av. Brasil

- Outdoor
1ª bi-semana:
03 Centro – próximo Shopping
02 Linha Amarela
03 Rod. Woshington Luiz
01 Av. Brasil
01 Linha Vermelha
2ª bi-semana:
03 Centro – próximo Shopping
02 Linha Amarela
03 Rod. Woshington Luiz
01 Av. Brasil
01 Linha Vermelha
3ª bi-semana:
03 Centro – próximo Shopping
02 Linha Amarela
03 Rod. Woshington Luiz
01 Av. Brasil
01 Linha Vermelha

7.3 Ações Promocionais

Materiais de ponto de vendas

Esta ação será realizada nos hipermercados: Carrefour, Wall Mart, Extra e nos supermercados Pão de Açúcar das capitais de São Paulo e Rio de Janeiro, visando reforçar a lembrança do consumidor na hora da compra.

- DISPLAY DE EXPOSITOR
É uma peça confeccionada em papelão, com imagem da linha de produtos e personagem destinado a caracterizar o produto no ponto de venda.

Formato 54 x 153 cm

- FAIXA DE GÔNDOLA
Peça afixada na gôndula com a função de identificar o produto, separando as diferentes opções.

Formato 5 x 75 cm

- WOBBLER
Peça produzida em acetato que se move com o deslocamento de ar destacando o produto na gôndula.

Formato peça 12,9 x 14,8 cm
Formato base 4,5 x 3,9 cm

8. Custos de Produção e Veiculação

8.1 MÍDIA EXTERNA – FRONT LIGHT/ OUTDOOR
FRONT LIGHT
Quantidade
Produção unit.
Veiculação unit.
Valor unitário
Total
17
1.100,00
10.000,00
11.100,00
188.700,00

OUTDOOR
Quantidade
Produção unit.
Veiculação unit.
Valor unitário
Total
127
300,00
1.601,00
1.901,00
241.427,00

TOTAL 430.127,00

8.2 AÇÕES PROMOCIONAIS

Material PDV

Peça
Quantidade
Valor unitário
Valor Total
Display de expositor
250
54,50
13.625,00
Faixa de Gôndola
6.000
0,78
4.680,00
Woobler
2.000
1,78
3.560,00
TOTAL
21.865,00

8.3 TOTAL DOS CUSTOS

Televisão
R$ 2.698.689,00
Revista
R$ 1.347.862,00
Front light - Outdoor
R$ 430.127,00
PDV
R$ 21.865,00
TOTAL
R$ 4.498.543,00

9. Conclusão

Esta campanha teve como objetivo posicionar a linha de produtos “Nívea For Men”, da empresa Beierdorf, no mercado.

Pois foi detectado através de pesquisa mercadológica, que os produtos Nívea são lembrados como produtos femininos.

Nossa pretensão é levar ao público masculino o conhecimento destes produtos e seus benefícios, através de ações cuidadosamente planejadas, nos meios de comunicação como: Televisão, mídia impressa: Revista e mídia exterior: Outdoor e Front Light, Internet, contando também com materiais promocionais: materiais de ponto-de-venda.

As peças foram trabalhadas focando o nosso público-alvo (classes A e B). Para anúncio de televisão foram criados um seqüencial muito interessante e dinâmico, na Internet uma composição interativa com o consumidor, e sem custo financeiro para o cliente. Em mídias: impressa e exterior, as peças são de linguagem clara, simples e objetiva, com imagem sóbria e de grande credibilidade.

Com certeza será uma campanha de grande sucesso.

10 Outras Considerações

Ao realizarmos este trabalho, com certeza evoluímos muito. Tivemos a oportunidade
de colocar em prática muitos conceitos apresentados para nós, que até então era somente teoria.
Nós como integrantes da Agência PREMIUN, participamos de todos os momentos, como: Atendimento, Planejamento, Mídia, Criação e Produção para desenvolvimento da campanha da linha Nívea FOR MEM.

O produto da nossa campanha foi um desafio, pois nossa missão era em alterar o conceito que a marca Nívea possui atualmente no mercado nacional.

Por se tratar de uma campanha de relançamento, colocamos neste trabalho um argumento que acreditamos ser forte o bastante para fazê-la bem sucedida. Procuramos estabelecer através da quantidade e variedade de meios a melhor forma de utilizar a verba disponível e colocar o produto na mídia, no foco da atenção do consumidor.

Aproveitamos a oportunidade para agradecermos o corpo docente desta Instituição, pois quando solicitamos orientação, fomos prontamente atendidos com atenção e dedicação.



Referências Bibliográficas

Sites consultados:
Site: http://www.nivea.com.br/ – acesso em 11/08/06
http://www.nivea.com.br/frameset.php
http://www.nivia.com.br/story.php
http://couterpixel-nivea.com/cgi-bin/pagelmp.exe?nivea/br/productos/ove
Site: www.beiersdorf.com.br/controller.aspx - acesso em 05/09/60
www.jovedata.com.br
www.globo.com.br/sucom
htt://www.novelli.com.br/produtos/frame.asp?page=produtos_outdoor_tabelashtm
http://www.clearchannel.com.br/pdf/tabela%20de20%precos%20CC%20-%202006.pdf

Jornal consultado:
Folha de São Paulo, caderno Empresas e Tecnologia de Segunda-feira, 17 de julho de 2006











































































































































Desenvolvemos um site interativo para a linha NÍVEA FOR MEN independente do site tradicional da NÍVEA, desta forma conseguimos segmentar mais o nosso consumidor, dando a ele exclusividade, para a linha masculina e dessa forma fixamos ainda mais que a marca NÍVEA possui produtos para homens. Com essa linha direta evitamos que os consumidores dispersem à atenção, mesmo porque dentro do nosso site terá um caminho para o site tradicional da NÍVEA.
O site chama-se “formen.com.br”, nele estará disponível todas as informações sobre a linha de produtos NÍVEA FOR MEN. Quando uma pessoa que estiver interessada em descobrir qual o melhor produto para a pele masculina, irá encontrar inúmeras opções de escolha, e caso tenha dúvida com relação a que produto da linha FOR MEN se adapta a sua pele, o site ira auxiliar, o internauta deverá responder um campo com perguntas diretas e objetivas e ao final do pequeno questionário, o site irá lhe informar qual o produto adequado para seu tipo de pele. Terá diversas campos especiais, como a possibilidade de baixar os vídeos e a trilha sonora da campanha publicitária vinculada na TV no seu próprio aparelho de celular.
No site tradicional da NÍVEA “nívea.com.br” tiveram mudanças, onde ao acessar o site, logo na primeira página terá dois símbolos idênticos aos que diferenciam os banheiros masculinos de femininos, dessa forma ao clicar no símbolo feminino, vai abrir a página do “nivea.com.br/mundonivea”, e ao clicar no campo masculino abre a página da linha FOR MEN, e da mesma forma nesse site você pode acessar diversos sites através de um link dentro dele.
Teremos também um campo de sites relacionados a tratamento e estética de clinicas de beleza e saúde.
Trabalharemos com full banner e half banner para comunicar nos sites com parceria a nívea fazendo uma troca de espaço.





















































































































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