sexta-feira, 5 de março de 2010

<> Campanha Bom Bril – Limpol






Wobbler
Faixa de gôndola





INTRODUÇÃO
As atividades inter-relacionadas levadas a cabo para início de um programa mercadológico incluem a avaliação de áreas que ofereçam oportunidades lucrativas de mercado, a definição de tarefas e os estabelecimentos de objetivos e metas.
São necessárias pesquisas e planejamento na identificação de novas necessidades e no desenvolvimento de novos mercados.
As necessidades de conhecer o consumidor, sendo principalmente um meio de promover vendas, visando então três objetivos:
§ Incutir uma idéia na mente do consumidor;
§ Criar o desejo pelo produto ou serviço anunciado;
§ Levar o consumidor ao ato da compra.
Temos que conhecer o comportamento do consumidor como um todo. Isto é, o nível de conhecimento, sócio econômico, reações, gostos, necessidades do conjunto de indivíduos que formam o mercado a atingir.
Qualquer força que estimule as atitudes ou os desejos e necessidades materiais dos consumidores, podem ter implicações mercadológicas.


Psicologia


1-Após estudos de mercadologia (que veremos no capítulo II), ficou estabelecido que o público-alvo a ser trabalhado será o consumidor do interior do estado de São Paulo.
Pesquisas realizadas pelo IBOPE apontam que o interior do estado de São Paulo, é hoje maior do que a Grande São Paulo em consumo de diversos produtos
Com gastos de produtos de higiene e limpeza no interior dispara em 76 %, contra 30 % do Brasil. A população do interior prefere fazer compras nas redes locais de supermercados. As classes A, B e C estão em ascensão econômica (dados revelam que o interior é a região mais rica da América Latina). Seus consumidores representam 77 % da população, comparativamente a 72 % da região da Grande São Paulo e 64 % do Brasil. Com base nesses dados já pode dizer que o perfil do consumo no Brasil mudou nos últimos anos. O interior de São Paulo é mais rico do que a Grande São Paulo. De acordo com estudos de Karsaklian (2004), o consumidor do interior de São Paulo julga ser muito importante a convivência com a família e tem grande preocupação com sua segurança, aspectos estes que nos possibilita a acreditar que suas refeições são habitualmente feitas em casa, junto da família, requerendo assim o aumento do consumo de detergente líquido para a lavagem da louça.
Uma grande parcela destes consumidores é classificada na tabela Tipológica Karsaklian (2004) como sonhadores: buscam a felicidade pessoal e sonham com o consumo de determinados produtos e marcas. Buscam realização afetiva e identidade pessoal. Querem sentir-se interessantes, felizes e atraentes. Consomem muita mídia.
Estudos também indicam algumas características deste target , encontradas na tabela de Karsaklian , relacionadas a seguir:

- Tendência demográfica: nível de instrução da população de Ensino Médio à Superior, grande parte das mulheres trabalham fora, classe social A e B;
- Preocupação fundamental: com a moral da família;
- Aspirações pessoais: Ascensão socioeconômica superior a condições de origem, realização afetiva, ser útil e bem aceito;
- Valores: valorizam a amizade, bondade, fidelidade, casamento e família;
- Tipo psicológico: são independente moderados, críticos
- - Família: moderno valorizam convivência pacífica e respeito;
- Papel da mulher:integrado: tradicional, idealização do casamento e filhos;
- Consciência social / política: independente:críticos que valorizam a participação política;
- Prática e interesses: contestador: cinema, teatro ,shows, barzinhos ,políticas ,artes e fotografia;
- Aspirações materiais: vestuário, integrado e contestador: carro, casa própria e viagens;
- Mídia principal: independente: jornal,rádio e revista
- Vestuário: conservador e integrado: padronização grupal , importância social da roupa
- Atitude de compra / consumo: integrado e moderno: impulsividade, esperteza, marcas de prestigio, exigência de qualidade

Mercadologia
Produto detergente Limpol liquido, fabricado pela Empresa Bombril.
2-Distribuição de verba de Marketing para os produtos Bombril.
Empresa
Produto
em milhões US$ (1)
Marketing %
US$ milhões(2)
Para o trabalho
US$ milhões

Bombril
Limpol
245,80
4,90
12
5%
12,29



Total de produtos Bombril = 10 linhas
Valor a ser destinado = US$ 12.29
Divisão da verba:

Linha Esponja de Lã de Aço Bombril: 30% de US$ 12.29 = US$ 3.687
Foi destinado esse percentual de 30% do valor total da verba de marketing, para este produto devido a ser o produto líder da marca Bombril.

Linha de Detergente Limpol Líquido e Gel: 18% de US$ 12.29 = US$ 2.212 2
Detergente Líquido: 60% de US$ 2.212 2 = US$ 1.327 2
Detergente Gel: 40% de US$ 2.212 2 = US$ 0.884 88

A linha de Detergentes Limpol fica com 18% do valor total da verba, que foi dividido entre o Limpol Líquido e Limpol Gel, devido a ser o segundo produto líder da marca.
O detergente líquido teve desses 18% da verba total, 60% devido a uma nova campanha movida com objetivo de atingir o público do interior do Estado de São Paulo.
O detergente Limpol Gel ficou com os 40% restantes para serem trabalhados em ponto de venda, necessidade atual dessa linha.
A verba restante (US$ 6.390 8), será dividida entre as linhas de produtos: Amaciante de Roupas Mon Bijou; Desinfetante Pinho Bril e Kalipto; Esponja Sintética Bombril; Limpadores Pratice; Saponáceos; Lava Roupas Líquido; Limpador de Vidros e Facilitador de Passar.
Cada um ficará com valor de US$ 0.798 85, para serem trabalhados em ponto de venda.

2.1-Público-alvo:
Segundo o Dicionário de termos de Marketing, na linguagem publicitária publico- alvo significa tipo de consumidor que se deseja atingir com uma campanha. Componente de um segmento que quer atingir ou avaliar.
Perfil do publico-alvo:
Mulheres e homens a partir dos 25 anos do interior de São Paulo.
Motivos da compra:
Em média são realizadas nos pontos-de-venda após comparação de preço.
Ponto positivo: a tradição da marca Bombril e qualidade.

2.2-Segmentação de mercado:
Identificação de mercados que possibilitam diferentes estratégias de Marketing, esforço de dividir mercados em grupos diretos de compradores que podem requerer produtos ou compostos de Marketing separados.
Processo de classificar clientes em grupos com necessidades, características e comportamentos diferentes.

Segmentação demográfica
Sexo: Mulheres e Homens
Idade: a partir dos 25 anos
Classe social: A e B
Educação: Nível Cultural elevado.
Benefícios do produto: tradicional e qualidade.
Mercado que queremos atingir: Interior de São Paulo.
Justificativa:
Pretende-se conquistar o mercado do Interior de São Paulo porque é um mercado que está crescendo neste segmento.

2.3-Posicionamento:
Estratégia de Marketing que se concentra em um segmento específica de mercado pela tentativa de relacionar um determinado aos que concorrem com ele.
Ações empreendidas para que um produto ocupe uma posição clara distinta e desejável em relação aos produtos do concorrente na mente dos consumidores alvo.
O Posicionamento do detergente Limpol é tradição e qualidade, sendo líder na área do Grande Rio, com 23.5% de participação no mercado, e na área Sul, com 26.2% de participação no mercado.
Com Limpol a participação da Bombril do mercado de detergentes passou de 15% em Março/Abril para 22.8% em Julho/Agosto.

2.4-Marketing de Mix:
Integração ótima dos instrumentos de Marketing é representada pelos 4 Ps: Produto, Preço, Praça e Promoção. Combinação de variáveis controláveis de marketing que a organização utiliza para atingir sua meta no mercado alvo.

Produto:
É o objeto de satisfação para o consumidor, pode ser vendido por suas características tangíveis ou intangíveis.
· Parte mais importante do Mix de Marketing, pois sem ele não haveria a necessidade de existência dos outros Ps.
· Objeto principal das relações de troca.
· Através do produto que as necessidades são satisfeitas.
· Quanto maiores os benefícios, maiores serão os segmentos a serem atingidos.

Componentes do produto:
Marca:
· Fator de diferenciação
· Nome, termo, sinal, símbolo ou desenho.
Nosso fator de diferenciação do detergente Limpol é qualidade e tradição da marca.

Embalagem:
· Rótulo - Informações do produto e novas utilidades.
Iremos colocar no Rótulo dicas de limpeza.

Qualidade
· Normas ISO9000, qualidade Total, etc.

Preço:
· Variável controlável.
· Usado pra atingir novos segmentos.
· Desejos ilimitados – Recursos são limitados.
· Lei da oferta e da procura – Preço aumenta – diminui a quantidade vendida.
· Barreira de entrada.
.
Análise do preço da concorrência:

Combater o preço do concorrente para atingir os consumidores que compram por impulso.

Determinação da Política de preço:
Preços psicológicos.
Ex: se o preço do concorrente estiver R$ 0,90, nosso produto passará para R$ 0,89

Preço final:
·Quantidade
Ex: detergente Limpol custa 0,89 a unidade comprando acima de cinco unidades o preço final fica 0,86 cada.
Praça:
· Forma mais eficiente de levar o produto até o cliente;
· Local certo no tempo certo e na quantidade certa;
· Evitar faltas no PDV.

Canais de distribuição-vantagens:
Menos preocupação com os seguintes fatores
· Estoque no PDV;
· Financiamento;
· Vendas.
Trabalhar com Promotores no ponto de venda para organizar estoques, arrumar material e as gôndolas.

Transportes e Armazenagem:
· Fretes, armazenamento, manuseio, proteção e embalagem.
·Transporte e depósitos: A empresa bombril fará distribuição para varejistas.
Promoção:
· Informar os clientes de seus produtos, suas características e vantagens;
· Demonstrar os benefícios do produto me relação aos seus custos;
· Varia de acordo com os objetivos mercadológicos.
Compreende:
· Propaganda;
· Venda pessoal;
· Merchandising;
· Relação Publica.
Material no ponto-de-venda,Outdoor,Revista e Jornal

3-Legislação:
Varejo/vendas à prazo Lei 8.979, de 13.01.95 - Altera a redação do art. 1º da Lei nº 6.463, de 9 de novembro de 1977. Lei 6.463, de 09.11.77 - Torna obrigatória a declaração de preço total nas vendas a prestação e dá outras providências. Lei 8.078, de 11.09.90 Dispõe sobre a proteção do consumidor. Regulamentada pelo decreto 2.181, de 20.03.97. Lei 9.279, de 14.05.96 Regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial.
PORTARIA Nº 89, DE 25 DE AGOSTO DE 1994.
DOU de 26/08/94
O SECRETÁRIO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA, do Ministério da Saúde, tendo em vista o disposto no art. 7o do Decreto no 109, de 02 de maio de 1991, resolve:
Art. 1o Determinar que o registro dos Produtos Saneantes Domissanitários “Água sanitária” e “Alvejante” categoria Congênere a Detergente Alvejante e Desinfetante para uso geral seja procedido de acordo com as normas regulamentares anexas a presente.
ANEXO I
Requisitos para Registro do Produto Saneante Domissanitário “Água Sanitária” com as ações de Alvejante e Desinfetante de uso geral:
I- DO REGISTRO
1. Documentação Técnica
a) Relatório Técnico de Produção indicando todos os equipamentos para fabricação;
b) Relatório Técnico de Controle de Qualidade indicando todos os equipamentos, métodos analíticos e resultados das determinações qualitativas e quantitativas do princípio ativo das matérias-primas que entram na formulação e do produto acabado;
c) Relatório Técnico descrevendo as condições de estocagem das matérias-primas, material de embalagem e do produto acabado;
d) Relatório Técnico de Estudo de estabilidade;
e) Laudo de eficácia antimicrobiana para Staphylococcus sureus e Salmonella choleraesuis, de acordo com metodologia oficial definida pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).

II- DA ROTULAGEM
1. as inscrições dos dizeres da rotulagem devem ser legíveis e indeléveis. Não será permitida a utilização de alto-relevo nos dizeres da rotulagem (exceto para marca, volume, nome da empresa e demais identificações do fabricante e da embalagem).
2. Nome do produto (no painel da embalagem).
3. Modo de usar (no painel principal ou no secundário):
a) As diluições de uso do produto no emprego como desinfetante ou como alvejante devem ser expressas em percentual, proporção entre o produto e o diluente ou outras medidas de ordem prática, desde que mencionados os seus equivalentes no sistema métrico decimal.
b) Tempo de contato de 10 minutos para desinfecção na diluição recomendada impressa no rótulo.
4. Cuidados de conservação (no painel principal da embalagem):
a) MANTENHA O PRODUTO NO FRASCO ORIGINAL (em destaque);
b)PARA CONSERVAÇÃO DA QUALIDADE DO PRODUTO MANTER O FRASCO PROTEGIDO DO SOL E DO CALOR (em destaque). Conserve fora do alcance das crianças e dos animais domésticos.
c)Em caso de contato com os olhos, lave-os com águas em abundância. Se ingerido, consulte de imediato o centro de intoxicações ou serviço de saúde mais próxima levando a embalagem ou o rótulo do produto. Advertência: não reutilize a embalegem para outros fins. Mantenha o produto em sua embalagem original. Não misture com outros produtos.
d)Composição: Tensoativos aniônicos, glicerina, coadjuvantes, preservantes, sequestrante, espessantes, corantes e veículo. Componente ativo: Linear alquilbenzeno, sulfonato de sódio. Contém tensoativos biodegradável.
3) As especificações das matérias-primas que entram na formulação deverão estar obedecendo aos padrões de qualidade preconizados por literaturas oficiais ou internacionais reconhecidas pela comunidade científica.
4) As especificações para avaliação da atividade microbiana são referidas na norma de Ministério da Saúde.

IV- EMBALAGEM
1) O material de embalagem deve ter composição e porosidade adequadas que não permita a ocorrência de reações químicas entre o produto e a embalagem, mudança de cor do produto, transferência de odores ou migrações de substâncias tóxicas para o produto, bem como migração do produto para o meio externo.
2) A embalagem deve ser opaca e conter tampa de forma a garantir o teor de cloro ativo exigido nesta Portaria, durante o prazo de validade declarado pelo fabricante.
ANEXO II
Requisitos para Registro do Produto Saneante Domissanitário “Alvejante a base de cloro” com a ação de Alvejante:






4-Topicos Especiais II
Com base nas pesquisas de mercadologia, observa-se que as principais características do detergente líquido Limpol ,são a tradição da marca Bombril e a qualidade por ser o único que possui glicerina em sua fórmula .
Para desenvolver um trabalho a partir de múltiplas perspectivas ,este produto foi profundamente estudado.
Fazendo uso do percurso gerativo do sentido temos a oposição semântica /parcialidade/ versos /totalidade/,onde o primeiro é considerado disfórico e o segundo eufórico.
Foram opostos termos pertinentes a este produto e com algo em comum para estabelecer uma diferença.
Qualidade x falta de qualidadeA categoria de oposição semântica trabalhada é:

O primeiro como eufórico e o segundo assumindo a posição de disfórico.
Um produto que tem a tradição da marca Bombril transmitindo desta forma confiabilidade ,é suave portanto não agride as mãos e possui fragrâncias agradáveis.
Peças de PDV desenvolvidas para Limpol na linha de produtos da Bom Bril, nela iremos encontrar um wobbler totalmente criado em CorelDraw, e uma faixa de gôndola também com uso de programa gráfico e também fazendo uso de fotografia.
Wobbler

Faixa de gôndola


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