sexta-feira, 5 de março de 2010

<> Relatório de estágio

FIZO – FACULDADES DE INTEGRAÇÃO DA

ZONA OESTE - ANHANGUERA EDUCACIONAL

Curso de Comunicação Social Habilitação em Publicidade e Propaganda

Mychael da Silva
Coordenador do curso de Publicidade e Propaganda: Patrício Dugnani
Coordenação de Estágio: Julio Cesar Mansur Haddad
Professor Orientador: Rogério de Almeida
Realizado por Mychael da Silva



Osasco, Novembro 2007
Identificação


Aluno.
Mychael da Silva 11-9557-4950
e-mail: mychael_publicitario@yahoo.com.br
msn: mychael_silva@hotmail.com
Skype: mychael_silva
Página na web: http://muitomaisque1.blogspot.com/

Empresa.
FIZO – FACULDADES DE INTEGRAÇÃO DA ZONA OESTE
NEP - Núcleo de Estudos Publicitários Supervisor de Estágio
Rua Franz Voegeli, nº 900, Vila Yara, Osasco - SP

Supervisor de Estágio
Rogério de Almeida

Período do estágio.
Início em 07/05/2007
Término em 29/10/2007
Introdução

O estágio foi realizado na FIZO – FACULDADES DE INTEGRAÇÃO DA ZONA OESTE - ANHANGUERA EDUCACIONAL, no setor NEP - Núcleo de Estudos Publicitários Supervisor de Estágio no período de 07/05/2007 até 29/10/2007 sob a supervisão do senhor Rogério de Almeida.
O setor coordenado pelo Prof. Dr. Rogério de Almeida, o Núcleo funciona no Espaço FIZO e conta com reuniões semanais entre os estagiários e o coordenador, momento em que são decididos os grupos de anúncios a serem pesquisados e analisados. No 2º semestre de 2006, o NEP estudou a representação do negro na Publicidade, mas já foram produzidos estudos sobre vários segmentos de mercado, por mais de 50 estagiários, desde sua fundação.
O segmento a ser trabalhado nesse relatório foi o automotivo.

Descrição da Empresa

Apresentação


A partir do ano letivo 2004, o Centro Universitário Anhanguera - Unidade Leme e Unidade Pirassununga, as Faculdades de Valinhos, a Faculdade Politécnica de Jundiaí, a Faculdade Comunitária de Campinas (Unidades 1, 2 e 3) e a Faculdade Politécnica de Matão, tiveram suas entidades mantenedoras integradas numa só : ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A. Essa integração, visou dar maior racionalização à estrutura organizacional e teve também por objetivo a transformação das entidades anteriores numa única empresa educacional - uma sociedade anônima - nos moldes previstos no atual Código Civil Brasileiro.
A racionalização e re-estruturação de vários órgãos e serviços já trouxeram uma melhor economia de escala, eliminando duplicidade de funções e de setores. Obtêm-se em contrapartida, a liberdade e responsabilidade de uma organização empresarial, com amplas vantagens na governança corporativa, com possibilidades de parcerias, fusões e incorporações inter-organizacionais, além de oportunidades de melhoria da qualidade e da competitividade.
As entidades mantidas integram-se nesse momento, numa única e forte marca: ANHANGUERA EDUCACIONAL. É uma nova estrutura que nasce unificada, mais enxuta, com maiores possibilidades de sucesso, na busca incessante do “MELHOR SEMPRE”.
Todos os Cursos Superiores, de graduação ou pós-graduação, autorizados ou reconhecidos pelo MEC sempre foram avaliados com os melhores Conceitos de Qualidade, como pode ser visto no “site” institucional: www.unianhanguera.edu.br
O futuro começou para todos nós, renascidos na luta e na esperança de que, num dia bem próximo, possamos nos transformar numa grande instituição que promove a responsabilidade social, da inclusão e ascensão social.

Missão Institucional


Promover o ENSINO de forma eficiente, com um grau de qualidade necessário ao bom desempenho das futuras atividades profissionais dos educandos, para que, de forma competente e ética, possam desenvolver seus PROJETOS DE VIDA como cidadãos conscientes dos seus direitos, deveres e responsabilidades sociais.

Filosofia Gerencial


Delegar AUTORIDADE e RESPONSABILIDADE aos Diretores, Coordenadores e Professores, para que possam cumprir os objetivos e planos institucionais aprovados, com incentivo ao TRABALHO SÉRIO E COMPROMETIDO com resultados.

Objetivo Geral


Oferecer aos educandos uma sólida base de CONHECIMENTOS, COMPETÊNCIAS e HABILIDADES com vistas a desenvolver uma aprendizagem significativa, capacitando-os para implementar seus PROJETOS DE VIDA.

Objetivos Específicos


Os Objetivos Específicos dos Cursos de Graduação e outros, deverão prioritariamente, obedecer a um conjunto de premissas definidas pela instituição e seus agentes educacionais, como metas básicas para alcance mediato, ao longo do transcorrer desses cursos e que deverão estar incluídos nos planos de ensino de várias disciplinas, que são:
- Permanente formação humanística, técnico-científica e prática, com vistas à compreensão interdisciplinar dos fenômenos estudados;
- Conduta ética associada à responsabilidade social e profissional;
- Desenvolvimento da capacidade de compreensão, produção e transmissão dos saberes adquiridos;
- Desenvolvimento da capacidade de equacionar problemas e buscar soluções harmônicas com as demandas individuais e sociais;
- Permanente busca de prevenção e soluções dos conflitos individuais e coletivos com vistas ao bem estar social;
- Desenvolvimento da capacidade de realizar investigações científicas, raciocínios logicamente consistentes, de leitura, compreensão e produção de textos em um processo comunicativo próprio ou em equipe, de julgamento e de tomada de decisões, de aprender a aprender, para sua educação permanente;

Outros poderão ser definidos nos projetos pedagógicos de cada curso.
Descrição das Atividades Desenvolvidas

Durante o desenvolvimento do estágio, foram analisadas peças publicitárias do segmento automotivo, a escolha foi aleatória das peças.
A cada encontro com o Professor orientador era realizado duas analises de peças, e juntamente entregue com um relatório descrevendo a peça, explicando a comunicação, e com um breve comentário sobre a opinião pessoal sendo ela positiva ou negativa.
Dificuldades Encontradas

Apesar de que as peças foram escolhidas aleatoriamente, foi notado que é muito difícil de encontrar uma peça atraente e criativa, e que se sobressaia das demais, onde temos quase que um padrão para anúncios automotivos no mercado.
Áreas de Identificação com o Curso

Me identifico com criação por que ele é o que eu mais me identifico e admiro, não pela ideologia que muitos leigos fazem em cima da criação, mas sim pela sua importância e dimensão em uma campanha publicitária.
Eu vejo todos os departamentos e processos de uma campanha andando em etapas e ao mesmo tempo em sintonia, onde um departamento precisa do outro para iniciar e concluir a sua função, e se tratando de criação existe uma beleza nessa área que vai alem de lindos comercias, eu vejo a necessidade de ver tudo ao seu redor com outros olhos e a chance de experimentar coisas novas a todo o momento, pois quando recebemos um briefing temos que prestar muita atenção as informações e se possível ler as entrelinhas onde sempre encontraremos as respostas e as grandes sacadas para uma boa campanha, a campanha que atinge o seu objetivo.
Para muitos criar é ser criativo, é ter nascido com um dom, em minha opinião pode até ser em alguns casos, mas não é o meu caso, eu crio a partir de meu repertório que sempre estou me atualizando, através de diversas formas, asssim consigo fazer bom uso de assimilações onde brinco com idéias e coisas montando um quebra-cabeça onde ai sim surge algo criativo, ou que simplesmente atenda a demanda do briefing, e para isso eu me coloco como o dono da empresa ou do meu produto, me coloco no lugar do consumidor, do concorrente, me coloco em diversas situações para poder ter a visão de todos não apenas a minha, e mesmo assim eu tento ver com outros olhos, vejo através da decepção vejo uma peça publicitária com os olhos de quem a criou e me perguntou “o que ele quis dizer?” por que o que ele quis passar eu senti, tento me moderar a não ser impactado pela publicidade como um simples consumidor, mas eu vejo uma peça como um recado de um colega de trabalho.
E mesmo quando nada disso funciona, eu me atento a pequenas regras básicas de livros publicitários como: “ Propaganda, Teoria, Técnica e Prática, do Armando Sant’Anna, 7º edição”, além de todo conhecimento aprendido em aula, sendo a necessidade de conhecer o consumidor, Sendo principalmente um meio de promover vendas em massa, a publicidade visa três objetivos que eu me atendo muito que são: Incutir uma idéia na mente de massa, que isso estamos fazendo uso em nosso TICC onde temos um produto pouco conhecido; Criar o desejo pela coisa anunciada, que no caso estamos trabalhando todas as peças de criação nesse foco, para provocar desejos, emoções e sensações através de imagens e musicas; Levar a massa ao ato da compra, que nesse caso a massa em questão seria o nosso público-alvo, que após terem sido impactados pela nossa campanha e o desejo e a curiosidade gerada através das peças, o consumidor iria se dirigir a uma revendedora mais próxima e desse modo ele poderá conhecer pessoalmente e experimentar o produto em questão e isso iria finalizar o ato da nossa comunicação e fazer com que o cliente lembre de tudo o que ele sentiu ao ver a nossa campanha e faça com que ele queira viver aquele momento sugerido.
Dessa forma iríamos conseguir agir pelo estado de consciência, por que para convencer alguém a comprar, é preciso colocar-lhe a consciência, sucessivamente, em quatro estados, as saber: Atenção, Interesse, Desejo e Ação. (AIDA)
Eu vou seguir carreira nessa área porque além do fato que eu me identifico, tenho prazer pela coisa, eu já vejo com olhos publicitários, eu acredito muito que a publicidade é amiga da população, para mim fazer uma campanha não é vender um produto e sim vender sonhos, sensações e emoções, ser publicitário é como ser um psicólogo, só que não precisamos fazer com que cada um se abra para nós para fazermos o bem, sei que muitos não acreditam em campanhas, que tudo serve para ganhar dinheiro, sei que muitos sabem que ao ver uma campanha de shampoo seus cabelos não vão ficar da mesma forma como o da propaganda, mas o pequeno desejo e a possibilidade de realizar um sonho faz com que as pessoas vivam cada dia mais em busca de seus idéias, seja por questão de status, desejo, necessidade, ou qualquer outra.
É gratificante ver a sua campanha bem sucedida e é mais ainda ver que as pessoas se sentem bem por algo que você fez ou ajudou a fazer.
Conclusão

Esse estágio contribui muito na minha formação, e foi muito útil para meu repertório e para meu portfólio.
Dessa forma eu desenvolvi e aprimorei meu senso critico, e adquiri um conhecimento para quando ao analisar uma peça publicitária eu consiga retroceder até o ponto de partida, o briefing.
Anexos

Revista VEJA
Edição 1998- ano 40 nº 9 / 7 de março de 2007
Anuncio de pagina dupla
FORD FIESTA


O anúncio tem uma imagem de fundo de uma cidade moderna, dois modelos do carro centralizado na página, abaixo de uma cobertura, do lado direito um texto de duas linhas, na parte inferior o logo e slogan da Ford, no lado inferior esquerdo três imagens do interior do carro, e a peça como um todo puxa as cores para tons de azul.
Esse anúncio mostra o que ele tem de novo, melhor, e seu design renovado, tem um gancho apelativo para o dia internacional das mulheres fazendo uso do calendário promocional, uma peça específica para essa comemoração.
Eu apenas mudaria a posição dos carros e exploraria mais as imagens do interior dele, trabalhando mais com as imagens do interior do carro, já que se tratando de um anúncio voltado para as mulheres, eu iria explorar mais os detalhes num tamanho maior e mudaria a posição dos carros por uma questão de design e estética.

Revista VEJA
Edição 1998- ano 40 nº 9 / 7 de março de 2007
Anuncio de 1/3 de pagina inferior
Volks Wagen


O anúncio tem 1/3 de pagina localizado no lado inferior na horizontal, tem o site no lado esquerdo superior, no centro o carro com disco voador em cima de seu teto, a sua direita um selo sobre o carro com tema da campanha, e abaixo o logo e slogan. Essa peça puxa para tons pastéis e destaca o vermelho do carro.
Fazendo uso de humor e exagero, mostra que é de qualidade e não deixa duvida sobre o produto, por que esse carro, é comparado a uma nave extraterrestre, que o fato de ser de outro mundo, tecnologia avançada, assim ele troca de papel com a nave e como na peça indicado ele abduziu alguns extraterrestres.


Revista VEJA
Edição 2002- ano 40 nº 13 / 4 de abril de 2007
Anuncio de pagina única
Tracker Chevrolet

Esse anúncio tem uma imagem de uma sala que ocupa 2/3 da página, nessa imagem temos indícios que uma pessoa com sapatos sujos de barro, passou pelo local e subiu as escadas.
No inferior da pagina com o restante de 1/3 temos um texto e o slogan do lado esquerdo e abaixo deles, detalhes técnicos do veículo, ao lado direito tem a foto do produto coberto de barro mantendo uma ligação com a imagem acima da sala.
Abaixo temos o site e o telefone para contato, o nome do produto e o logo da empresa, e no canto inferior esquerdo o selo de legislação ambiental.
Esse anúncio mostra o novo modelo da Chevrolet, ele também passa a idéia de que se você quer algo deve ir buscá-lo, e com ironia ele fala que para você ter ar puro deve ir buscar onde há natureza.
Obs. Essa peça fala que na cidade não tem ar puro, e que você deve ir no campo buscá-lo, e se possível com o carro novo da Chevrolet, mas esse veiculo como todos os outros são um dos maiores poluidores que temos.

Revista VEJA
Edição 2002- ano 40 nº 13 / 4 de abril de 2007
Anuncio de pagina única
Citroën Xsara Picasso

Esse anúncio tem o selo de legislação ambiental no canto superior esquerdo, e no superior direito o logo da empresa.
No centro ocupando quase toda a página tem uma frase enfatizando os dois anos de manutenção do veiculo junto com a foto do produto, o numero 2 em destaque na frase, é trabalhado com frases de todo o tipo de serviço que é feito pela empresa, ou seja temos um texto em forma de numero, no canto inferior um texto com detalhes do produto e os serviços.
O mais legal dessa peça é a brincadeira com o texto em forma de numero e ao mesmo tempo ela é direta no seu objetivo.


Revista VEJA
Edição 2001- ano 40 nº 12 / 28 de março de 2007
Anuncio de pagina dupla
HONDA

Esse anúncio tem o logo da empresa canto superior esquerdo, e no superior direito o nome da agencia FICHER ANERICA.
Abaixo no centro da página temos um homem, supostamente executivo a esquerda, no centro temos o produto em destaque, a sua esquerda uma mulher com trajes básicos e ao mesmo tempo elegante, acima do produto uma frase de humor e ironia, ao observar os personagens da peça, notamos que eles tem no lugar de sapatos raízes como se eles estivessem a tanto tempo lá que “criaram raízes” como um ditado popular
No rodapé da página especificações do produto, reforçando a idéia de liberdade, e de tomar uma atitude.
Essa peça apesar de ser bem irônica e humorada, trabalha com tons de cinza e verde que nós da um ar bastante sofisticado a peça.
Essa peça consegue passar a idéia ao consumidor final, faz bom uso da imagem, cor, textos e ilustrações no geral, formando um conjunto visual muito bom, dessa forma eu considero essa peça harmônica e atraente e não mudaria nada em questão.


Revista VEJA
Edição 2001- ano 40 nº 12 / 28 de março de 2007
Anuncio de pagina dupla
TOYOTA

O anúncio tem no canto superior esquerdo o site da empresa, no inferior esquerdo um selo de garantia do produto, no inferior direito o logo da TOYOTA, no superior direito um texto valorizando o carro, no centro uma frase em destaque sobre suas vendas e que o produto foi matéria de inúmeras revistas ao mesmo tempo, abaixo da frase temos imagens dos recortes de jornal onde o produto foi citado como matéria, abaixo uma brincadeira gráfica com o visual, onde ao invés de colocar o produto perdido na página, ele está em uma fotografia que tem a impressão muito realista, abaixo no roda-pé um texto trabalhando as qualidades do veículo.
Essa peça trabalha com tons de cinza, aumentando a sua sofisticação que se enquadra com o texto trabalhado nela.

Revista VEJA
Edição 2003- ano 40 nº 14 / 11 de abril de 2007
Anuncio de página dupla e verso de uma pagina
Golf

Essa peça em sua pagina dupla tem apenas a paisagem de fundo do Alaska, o produto em vermelho do lado esquerdo para contrastar com o fundo branco, e o slogan no canto superior direito.
Já no seu verso de página única, o preto predomina, em destaque ocupando meia página a imagem do volante e sei painel, abaixo um slogan e o logo da empresa, e na parte inferior da página temos um texto centralizado mais técnico sobre o carro rodeado por fotos que mostram os detalhes importantes do produto.
Essa peça atende muito as expectativas de seu público, ela trabalha com detalhes e ao mesmo tempo muita clareza e sofisticação, fazendo bom uso da diagramação e dos elementos que a compõem.


Revista VEJA
Edição 2003- ano 40 nº 14 / 11 de abril de 2007
Anuncio de uma página
Citroën

No alto da peça temos um modelo do carro junto com seu valor e os detalhes, em seguida em tamanho reduzido o produto em uma foto de sua lateral.
Abaixo temos em maior destaque o mesmo carro com outras características e com a forma de pagamento e suas características, um pouco mais abaixo o produto em cor vermelha em destaque em uma foto frontal, abaixo o slogan e o logo da empresa com site e telefone para contato, no rodapé da peça um texto com informações mais detalhadas do produto.
Essa peça trabalha com tons escuros e fortes, e uma linha não muito sofisticada, onde valoriza preço e forma de pagamento.
Eu trabalharia essa peça com cores mais claras, e já que o slogan trabalha outro seguimento que não é preço eu colocaria sim o preço, mas em menor destaque.


Revista VEJA
Edição 1863- ano 37 nº 29 / 21 de julho de 2004
Anuncio de uma página
Peugeot 206

O anúncio tem uma imagem de fundo de uma cidade simples, um carro centralizado na página parado na rua, na parte inferior o logo e slogan da Peugeot, junto do valor do carro e mais alguns detalhes técnicos do produto, no centro ao alto da pagina um texto bem trabalhado para seu cotidiano do dia a dia, e a peça como um todo puxa as cores para tons de azul, e todas as casas que estão atrás do carro, estão grafitadas com muitos desenhos urbanos e carregados de cores dando uma harmonia e um contraste maior a peça.
Esse anúncio mostra o que ele e um carro para rodar no seu dia, preferencialmente nas cidades, e explora muito o design renovado.
Eu apenas mudaria o valor do produto, não o colocaria na peça para manter um ar glamoroso e de desejo, e exploraria imagens do interior dele, trabalhando mais com as imagens do interior do carro.


Revista VEJA
Edição 1863- ano 37 nº 29 / 21 de julho de 2004
Anuncio de página dupla
Ford Fiesta

Nesse anúncio de página dupla temos um carro centralizado na página na cor prata sobre um fundo amarelo, no lado esquerdo do veículo temos uma frase, “Não, não. Grampo no meu carro, não.”, pelo fato de que ao lado direito do produto temos um homem em posição de proteger a foto do carro para que os grampos da revista não furem o veículo, mais ao lado temos um logo do Ford Fiesta, abaixo da página temos o logo da Ford mias o site da empresa, e um pequeno texto valorizando o espaço interno, e o prazer de dirigir.
Esse anúncio fala diretamente com um publico mais jovem e que ao adquirir esse produto a pessoa vai gostar a ponto de ter ciúmes do produto a ponto de não querer que nem uma foto dele seja danificada.
Eu apenas mudaria a cor do fundo, mudaria o amarelo para o azul ou colocaria um cotidiano mais ao publico alvo.

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